A análise de riscos desempenha um papel central na determinação dos preços de transferência. 

Os riscos economicamente significativos  impactam diretamente os resultados financeiros e operacionais das partes envolvidas, tornando a sua análise crucial para a conformidade com as normas tributárias. 

Sendo assim, a Receita Federal destaca que a parte responsável por assumir os riscos deve ser aquela que exerce as funções de controle sobre os riscos e tem a capacidade financeira para absorver seus impactos.

O que essa análise deve considerar?

Uma análise de riscos nos preços de transferência deve considerar vários aspectos para garantir uma avaliação completa e precisa, como:

I - a identificação específica dos riscos economicamente significativos para a transação;

II - a identificação de como os riscos economicamente significativos são contratualmente assumidos pelas partes da transação controlada;

III - a identificação de como as partes relacionadas operam em relação à assunção e ao gerenciamento dos riscos economicamente significativos, em particular:

a) quais partes desempenham as funções de controle e mitigação de riscos;

b) como os resultados positivos ou negativos daqueles riscos impactam as partes da transação; e

c) quais das partes detêm a capacidade financeira para absorver os referidos resultados; e

IV - a verificação da consistência entre a assunção contratual dos riscos e a efetiva conduta das partes, prevalecendo o risco efetivamente assumido que deve ser alocado à parte que exerça as funções relativas ao seu controle e que possua a capacidade financeira para assumi-los nos termos do caput.

Principais riscos economicamente significativos

Análise de Riscos

Os riscos economicamente significativos são aqueles que podem impactar diretamente os resultados econômicos de uma transação. 

Esses riscos podem variar conforme o tipo de operação, mas incluem diversos fatores que precisam ser avaliados cuidadosamente. De acordo com a Receita Federal, os principais são:

I - de mercado, incluindo flutuações em custos, demanda, preços e níveis de inventários;

II - associados ao sucesso ou insucesso de atividades de pesquisa e desenvolvimento;

III - financeiros, incluindo flutuações cambiais e das taxas de juros;

IV - de crédito e de cobrança;

V - de responsabilidade relativa a produtos;

VI - gerais dos negócios relativos a propriedades, plantas industriais e equipamentos; e 

VII - de inventário.

Controle sobre os riscos

As funções de controle de risco são aquelas ligadas diretamente à capacidade de decisão e resposta ao risco, ou seja, o controle é exercido pelas partes que não apenas identificam os riscos, mas que possuem a autoridade e os recursos para lidar com eles de maneira proativa e eficaz.

Essas funções não se limitam a definir políticas gerais. É crucial que as decisões sejam tomadas por aqueles que possuem uma compreensão profunda do risco específico e o impacto que ele pode ter sobre a empresa.

Competências necessárias para o controle de riscos

Para que uma empresa ou indivíduo seja capaz de controlar adequadamente os riscos, é necessário:

  • Compreensão do risco: a compreensão do risco a partir de uma análise das informações necessárias para avaliar os resultados previsíveis das decisões envolvidas e as consequências para os negócios da empresa, de forma que os tomadores de decisão possuam a competência e experiência necessárias na área do risco específico para o qual a decisão está sendo tomada e a compreensão do impacto de sua decisão no negócio da empresa; e

  • Acesso à informação: acesso à informação relevante para suportar o processo de tomada de decisão, coletando a informação por si mesmos ou exercendo a autoridade para especificar e obter essa informação relevante.

Conclusão

O gerenciamento de riscos em transações controladas é um aspecto muito importante para garantir a eficácia nas operações de preços de transferência. 

Compreender e identificar esses riscos de maneira ativa são passos essenciais para evitar impactos negativos e manter o equilíbrio financeiro das empresas. 

Se você deseja entender melhor como realizar a análise e o gerenciamento dos riscos em suas operações de preços de transferência, agende uma reunião conosco. 

A equipe da TP Digital pode ajudá-lo, garantindo que sua empresa esteja em conformidade com as normas e preparada para enfrentar os desafios do mercado.


Silvio Petrini
Silvio Petrini

Com mais de uma década de experiência na área de preços de transferência, tracei como objetivo criar uma comunidade para discussão, disseminação e desmistificação do tema de preços de transferência no Brasil. Através deste blog, trago com uma linguagem leve e didática, desde os principais conceitos, até assuntos mais complexos envolvendo o tema. Não deixe de se inscrever, curtir, comentar, sugerir e criticar. Vamos juntos criar a maior comunidade de TP no Brasil.

Veja artigos relacionados

Características dos Bens, Direitos e Serviços

Características dos Bens, Direitos e Serviços

Ler mais
Análise funcional no TP: saiba mais

Análise funcional no TP: saiba mais

Ler mais
Saiba mais sobre os Termos Contratuais

Saiba mais sobre os Termos Contratuais

Ler mais
Saiba mais sobre os Fatores de Comparabilidade

Saiba mais sobre os Fatores de Comparabilidade

Ler mais
Receita Federal inicia consulta pública de TP

Receita Federal inicia consulta pública de TP

Ler mais